October 01, 2003

DONALD O'CONNOR
Mão amiga, bem entendida em cinema, o MP, fez-me chegar uma nota, que trasncrevo, evocando a memória de um grande nome desaparecido do cinema, Donald O'Connor, e cuja morte passou quase desapercebida no meio dos obituários de Elia Kazan: «Hoje, depois de ver a "entrada" sobre a morte do Elia Kazan, resolvi escrever-te para te dizer que te esqueceste de outro nome importante, que, por acaso, morreu no mesmo dia. Aliás, não foste só tu: quase toda a gente se esqueceu. Refiro-me ao Donald O'Connor, actor, cantor, dançarino, e muitas outras coisas mais. Perguntas-me o que é que ele fez para que o Mundo se lembre dele? Pois, se calhar tens razão, se calhar (obviamente) o Elia Kazan tem uma obra imensa (embora eu faça parte de uma pequena minoria que acha que não o põe nos píncaros) e o Donoald O'Connor não. Mas é engraçado: lembro-me melhor (com outra força, com outra alegria) de um só momento protagonizado pelo Donald O'Connor do que de toda a filmografia do Elia Kazan. Refiro-me a essa cena de estarrecer que é o "Make Them Laugh", no "Serenata à Chuva". Recordas-te? Esses três minutos são, para mim (e como sabes, tudo isto é muito subjectivo) mais "cinema" que toda a obra do Kazan. Pelo menos marcaram-me mais. Muito mais.
É óbvio que estou a "desabafar" contigo, que até percebo a importância que se deu à morte do Kazan (primeira página do Público de hoje, por exemplo). Mas nem sequer uma nota de rodapé para um actor que, em três minutos, fez grande cinema? Acho injusto que quase ninguém se tenha lembrado dele...»