September 19, 2003

TELEJORNAIS
A coluna de hoje de Eduardo Prado Coelho sobre os telejornais que nos impingem é de leitura obrigatória. Chama-se Os protestantes.
Excertos:
O que é curioso é que a agenda dos telejornais das televisões públicas e privadas é aproximadamente a mesma. Faça a experiência de estar a ver a RTP e ficar farto dos problemas da escola de Vila Meã, e então decida-se a passar para a SIC: é quase certo que encontrará os problemas da escola de Fontanelas. E se experimentar a TVI? Aguardam-no os problemas da escola da Mexilhoeira Grande. E se, exasperado, regressar à RTP, verifica que estes passaram da Vila Meã para Fontanelas e que vai ter que ver as mesmas crianças, a mesma professora, os mesmos pais e a mesma porta que não fecha, de que já tomou conhecimento nas informações da SIC.
...
As consequências desta orientação (que espero que desapareça nos noticiários sintéticos da Dois) são várias. Por um lado, deixam a convicção de que os verdadeiros problemas da educação são apenas estes. Em segundo lugar, criam uma imagem de miserabilismo que não tem o contraponto na existência de escolas modernas e bem apetrechadas (que também existem). Em terceiro lugar, acentuam a ideia populista de que o povo tem sempre razão e todos os problemas são provocados por nefandos burocratas sem alma. Em quarto lugar, engrenam no círculo vicioso de manifestações feitas para a televisão ver e que a televisão vai ver para que elas se continuem a fazer: as crianças, os pais e mesmo os presidentes das juntas de freguesia têm o seu quarto de hora de glória mediática - que, como se sabe, pode ser a redenção de uma vida.