September 12, 2003

ESQUINA EM PAPEL
Porque hoje é sexta, a «Esquina» tem a sua edição impressa, no suplemento «Privado» do «Jornal de Negócios».
Excertos:
COISAS PARA MUDAR
Com o correr do tempo há coisas que se vão instalando nas nossas vidas e que se dão por adquiridas e algumas por imutáveis. Gosto de encarar tudo como transitório. Fica-se mais à vontade para manter o espírito aberto à mudança. No mundo da comunicação, que é o meu há mais de duas décadas, a mudança faz parte da profissão: ou seja, editar implica escolher, alterar, ver o que correu mal e corrigir. Cedo aprendi que os jornais que aparentemente nunca mudam são de facto os que fazem permanentes ajustes de pormenor. Editar, programar, é um acto permanente, é uma avaliação constante, é um exercício lento, que se vai desenrolando. Nesta matéria certezas devem ser deixadas de lado, pura e simplesmente não existem.
...

TEMPO PARA MUDAR
Há uns anos o Governo do PS decidiu desajustar a nossa hora em relação à da Europa. Como resultado começamos a trabalhar de facto uma hora depois de toda a gente, perdemos tempo nos contactos, ao longo do dia o desacerto vai-se fazendo notar ainda mais. Pior, quando precisamos de ir a outro país, em grande parte dos casos precisamos de ir de véspera sempre que passamos para lá dos Pirinéus. Para fazer uma reunião no centro da Europa gastam-se quase três dias em vez de um ou dois. Amigos meus que percebem do assunto dizem-me que isto é um dos factores que reduz a nossa competitividade na Europa e por tudo o que vejo palpita-me que têm razão. Acho que fazia sentido um dia destes voltarmos à nossa hora antiga, aproximarmo-nos mais do ritmo do resto da Europa.

...

SEMANA PARA EXPERIMENTAR
Experimentar também é mudar, é descobrir coisas novas. Desde a fundação, é essa a vocação da experimentadesign. Para a semana arranca a edição deste ano, mais precisamente quarta dia 17. Um pouco por toda a cidade a Experimenta mostra como alguns sítios podem mudar, desde o velho edifício do «Record» no Bairro Alto, até ao cinema S.Jorge, que finalmente vai ganhar uma vocação – precisamente porque aceitou mudar, porque saíu do dogma. Sigam o programa da Experimenta. Vai valer a pena.