July 25, 2003

BLOG CHIC
Encontrei o Nuno Artur Silva, com quem gosto sempre de falar - desde há muitos e bons anos. Vira-se ele para mim, confessa ser leitor assíduo deste blog. Pergunto-lhe: «já tens um?. E ele:« Isto está na fase em que toda a gente tem e eu achei melhor não ter. E eu: «Pareces o Pacheco Pereira a falar dos telemóveis». A conversa parece parva, mas o que é engraçado é que retrata um pouco o estado da nação nesta matéria: de facto os blogs explodiram e graças ao tradicional mecanismo de «I'll scratch your back, you'll scratch mine» que é tão típico em Portugal. Ganhar notoriedade com um blog não é muito difícil: bastam meia dúzia de citações nos blogs certos e, depois, as coisas sucedem em cascata - e o mecanismo das citações recíprocas ajuda a que tudo funcione em efeito de bola de neve. No meio de tudo fica uma questão: o mecanismo das citações recíprocas anula no entanto o efeito confessional essencial dos blogs - melhor, desvia-o do universo em geral para o universo exclusivo da blogosfera. Até que ponto isto tudo se vai tornar redutor é a dúvida que eu tenho.