June 05, 2006

A MINISTRA DESAPARECIDA


Olho à volta à procura da Ministra da Cultura e não a vejo. Se calhar, penso para os meus botões, neste Governo PS de centro-direita, vingou a tese de que o Ministério da Cultura é uma bizarria, uma extravagância, e está a ser descontinuado de forma discreta, longe dos olhares da ribalta.

Digitando «Ministra da Cultura» no Google e escolhendo a opção páginas de Portugal, que conclusão se tira? – Que a Ministra passou a ser apenas corta-fitas. O primeiro ecrã que aparece vem recheado de referências à Feira do Livro, ao Museu do Pão e a outros momentos semelhantes. Verifico, com curiosidade, que é muito referida na imprensa regional e percebo que tem andando no interior a fazer algumas promessas.

O segundo ecrã recorda-me os saneamentos que promoveu, para colocar nos postos chave do Ministério gente da sua confiança, desde a Biblioteca Nacional até ao Teatro Nacional D. Maria; recorda-me as polémicas em que se envolveu com Rui Rio, o episódio da colecção Berardo ou a interminável história da Casa da Música (a propósito: já leram o artigo de Maria Filomena Mónica sobre o tema na revista «Atlântico» deste mês?).

Junto dois mais dois e penso que, depois das complicações que arranjou ao Primeiro-Ministro, alguma voz sábia a mandou passear pelo interior, visitando monumentos e desenvolvendo como área chave do seu Ministério a etnografia.

Anteontem fui ao site do Ministério da Cultura à procura de confirmação para esta tese, e constato que na página de entrada, o Dia Internacional dos Museus, do passado dia 18 de Maio, era ainda o tema em destaque; o último comunicado de imprensa que lá encontro tinha um mês e era sobre a feira do Livro de Turim, do passado dia 2 de Maio – na realidade existem seis comunicados de imprensa desde o dia 1 de Janeiro, uma actividade verdadeiramente imparável.

Dir-me-ão: a Ministra é uma discreta formiguinha trabalhadeira, lá na sombra está tudo em efervescência. Eu, por acaso, gostava de saber o que se passa, quais os planos para aumentar a nossa relação cultural com outros países de língua portuguesa, se uma prometida Film Commission sempre avança, se a Lei do Mecenato está a ser tornada mais atractiva, qual a estratégia de promoção da cultura portuguesa no exterior que está a ser preparada. Em vez disso, vejo notícias do interior. É como se o Ministério da Cultura tivesse entrado em fase de comissão liquidatária.