November 07, 2003

A ESQUINA ESCRITA
Porque hoje é sexta, a Esquina tem o seu lugar no «Jornal de Negócios». Excertos:
Um dia destes quando alguém fizer contas vai ficar admirado com a quantidade de livros, CD’s e DVD’s que se vendem nos quiosques de jornais. Há pelo menos meia dúzia de colecções de livros de boa qualidade à venda nos quiosques, quer de forma autónoma, quer em suplemento a jornais. Todas as semanas jornais diários de grande circulação distribuem DVD’s de filmes recentes, de qualidade e populares a preços arrasadores.

Existe um mecanismo perverso em todo este processo: há jornais que se descaracterizam do ponto de vista editorial, que deixam de ser criativos e inovadores e que parecem concentrar todos os seus recursos em manobras de marketing com o exclusivo objectivo de darem a conhecer os produtos cuja compra a baixo preço facultam. È como se já não interessasse dizer que as notícias são relevantes, e que são elas que fazem as pessoas comprar jornais. Se calhar sou eu que estou errado, mas chateia-me chegar aos quiosques e ver as prendas à venda expostas em lugar de destaque em vez das manchetes com notícias.