November 27, 2006

IMPOSSÍVEL DIZER MELHOR
O Pulo do Gato está cada vez melhor. Reparem:
Transformar a ERC em detective da decência é tornar o Governo no ecrã gigante da verdade. Por detrás destas leis inocentes há sempre um Darth Vader. Há muito que o Governo deixou de ser um guerreiro Jedi. Mas, ultimamente, começa a entender-se que há uma força negra por detrás das suas atitudes. Começa a ser necessário à sociedade portuguesa saber quais são as medidas do Governo com 48 horas de antecedência.
LEI – O novo pacote legislativo sobre a televisão vai fazer correr muita tinta. A linha de força principal é um aumento da interferência do Estado nas televisões privadas, sob o manto diáfano da regulação. A linha de força acessória é o reforço do proteccionismo à RTP, estimulada para competir com as privadas. E o facto mais preocupante é a inexistência de uma estratégia de futuro para o digital, para a liberalização inevitável que nasce da multiplicação dos tipos de ecrãs que receberão no futuro conteúdos audiovisuais. O pacote é ideologicamente retrógrado, politicamente autoritário e estatista, e tecnicamente castrador. Uma jóia com a assinatura do Ministro Santos Silva. Enquanto o Governo vende o conceito do simplex, no audiovisual está a institucionalizar o complicómetro. E, pior, a comprometer o futuro.

CCB – A Festa da Música é um fenómeno daqueles que geram consensos tão alargados que fazem desconfiar. Mas não era mau que alguém pensasse nesta coisa simples: o conceito nasceu como um Festival para animar uma cidade (Nantes) e não como uma ferramenta de programação de um equipamento cultural. O grande equívoco de quem a trouxe para o CCB foi não perceber como a existência da Festa e o seu desenvolvimento iriam acabar por comprometer a programação. O grande problema não é a Festa da Música deixar de existir no CCB no formato que temos conhecido, o grande e verdadeiro problema é a cidade de Lisboa ser incapaz de estruturar um projecto cultural do género, preferindo delapidar fortunas em festividades dispersas e pontuais.

LER – O excelente artigo de Rui Ramos, que faz a capa da edição deste mês da revista «Atlântico», sob o título «Francisco Sá Carneiro e o 25 de Novembro». As análises de Rui Ramos à nossa História recente são cada vez mais incontornáveis – desde as mais focadas na actualidade, que semanalmente publica no «Diário de Notícias», até às mais estruturadas como este artigo, de que cito umas linhas: «Francisco Sá Carneiro não foi exactamente bem vindo nos arraiais da resistência ao PCP e a Otelo Saraiva de Carvalho. Mais do que um reforço, pareceu uma distracção para o arranjo estabelecido entre o “bom” MFA de Melo Antunes, e a “boa” esquerda, de Mário Soares». Promete, não é?

OUVIR – Confesso que gosto de compilações e este mês uma das rádios por onde passo com regularidade – A Marginal, 98.1 FM – lançou um duplo CD com um eclético mas sedutor alinhamento. Gosto de ouvir o disco no carro, gosto de o pôr a tocar pela manhã, gosto dele, pronto – são 36 temas de intérpretes com o Dee Dee Bridgewater, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Marvin Gaye, Nina Simone mas também Carla Bruni, Nicola Conte, Lisa Ekdahl, Pink Martini ou Madeleine Peyroux. Edição Universal.

DESCOBRIR – O mundo de Amadeo Souza Cardoso, na Gulbenkian, até 14 de Janeiro, uma viagem ao universo do modernismo pela mão do pintor português que melhor soube internacionalizar-se.

EVITAR – A estrelinha de Natal no cocuruto da cabeça da estátua de Camões. O ridículo devia ter limites.

EM QUEDA – O serviço – ou melhor, a falta dele - no bar «Pavilhão Chinês», em Lisboa.

PERGUNTA – Alguém sabe o nome de um partido de oposição em Portugal?

BACK TO BASICS – «Acho a televisão muito educativa. Quando alguém a liga, levanto-me e vou para outra sala ler um livro» - Groucho Marx.

November 23, 2006

A NOVA TV
A maneira de olhar para as imagens está a mudar, e a WIRED explica como de repente pode nascer uma nova forma de narrativa, de produção, de televisão.

November 22, 2006

O GATO
Eis o regresso do gato que pula, desta vez na blogosfera. Enquanto não se dá o regresso ao papel de jornal, exercita-se a mente aqui. A não perder.
Excerto da postagem fundadora:
A porta está fechada. Lá dentro Portugal finge que se move.


Um gato espreita, enquanto olha, também, para o mundo.


O sol continuará a iluminar o país ou vivemos em eclipse mais ou menos permanente?

November 21, 2006

CORRIDA
Observadores bem localizados afirmam ter já começado a corrida aos lugares da Administração da RTP, uma vez que o corrente CA deverá sair após Março do próximo ano, provavelmente com a nova Lei da Televisão em vigôr.
FINALMENTE
A Festa da Música no CCB tinha-se tornado num monstro autofágico que impedia o desenvolvimento coerente de qualquer tentativa de programação. Mega Ferreira fez o que devia quando decidiu largar a megalomania herdada e avançar para novas soluções. Mas ele é das poucas pessoas em Portugal que tem estatuto para poder fazer isto - como se verá, quase certamente, com benefícios a médio prazo para os públicos da música. Fosse qualquer outro a tomar esta medida e não havia de faltar gente a gritar «selvagem!». E então se fosse nalguém do PSD ou PP a sugerir esta medida, o tratamento mais meiguinho seria de asno encartado. A verdade é esta: a Festa da Música era um formato importado, com custos elevadíssimos, feito a pensar numa realidade que não a portuguesa e que cá vinha apenas buscar uma participação nos custos globais da operação. Teve graça fazer a coisa uma ou duas vezes, depois era preciso inventar um conceito que preservasse o público mas que permitisse maior autonomia e, sobretudo, enquadramento na programação global do CCB. Uma coisa fundamental é que no original francês, a Festa da Música é um evento isolado e não parte da programação de um equipamento multidisciplinar como o CCB. E num equipamento deste género só por excepção se pode conceber alguma coisa deste género. Faz muito mais sentido encontrar uma fórmula alternativa e o piano é um meio ideal para isso. Já pensaram nos cruzamentos que podem acontecer? O piano tem momentos únicos...
LÁ VAMOS CONTROLANDO E RINDO
Se alguém tinha dúvidas sobre a bondade do Ministro Santos Silva, o circo de apresentação da nova Lei da Televisão que ele preparou é bom pretexto para uma apreciação: mais controlo no serviço público, acabar com as aleivosias de independência da 2:, mais controlo sobre os canais privados, inclusivamente sobre os critérios e oportunidades de programação. Esta lei é um recuo de uma dezena de anos, mostra o lado de pequeno ditadorzinho da pessoa em causa, mostra como o actual executivo canta com brio e galhardia o desejo de tudo controlar à sua volta.

November 20, 2006

OPORTUNIDADE – O concurso para as redes de Televisão Digital Terrestre é uma oportunidade única para remediar o muito que vai mal na atribuição de licenças de televisão em Portugal, a forma como o sector é (des)regulado, a maneira como se protegem interesses instalados e se prejudica o surgimento de novas alternativas e investidores na paisagem audiovisual portuguesa. O que tenho lido dos desreguladores e seus especialistas sobre esta matéria é preocupante – e este é um daqueles casos em que não vale a pena inventar a roda. A Europa está cheia, neste domínio, de muitos e variados exemplos do que se deve e do que não se deve fazer. É só estudar e pensar – eu sei, é pedir muito ao Estado que faça isso.

LER – Deixem de lado os preconceitos e leiam «Percepções e Realidade», de Pedro Santana Lopes. É um relato surpreendentemente pouco egocêntrico de como é a vida dentro do poder e no meio de uma crise política. É um lado da História que vale a pena conhecer, ainda por cima recheado de detalhes. Quem conhece minimamente Santana Lopes sabe que ele tem uma memória de elefante e essa é uma das grandes curiosidades deste livro.

OUVIR – A partir de um conjunto de gravações (tecnicamente deficientes) efectuadas nos anos 70 em Inglaterra e na Alemanha, em que Ray Charles era acompanhado pela orquestra de Count Basie, o produtor John Burk conseguiu, ao longo de quatro laboriosos meses de trabalho de estúdio, chegar ao resultado final que agora é apresentado em disco. O som foi todo reequilibrado, algumas partes foram regravadas com músicos que participaram na orquestra de Basie, os arranjos originais do próprio Ray Charles foram respeitados e sobretudo foram preservadas as suas excepcionais interpretações vocais de temas clássicos como «Let The Good Times Roll», «I Can’t Stop Loving You», «Come Live With Me» ou «How Long Hás This Been Going On?». O resultado final é um CD espantoso, «Ray Sings, Basie Swings», agora editado pela Concord, distribuição Universal.

VER – A nova exposição de Inez Teixeira, na Galeria VPFCream Arte (rua da Boavista 84,2º, Lisboa). A exposição segue a linha da produção recente da pintora, mas revela uma nova forma de trabalhar a luz e a cor, em complemento ao minucioso trabalho, cada vez mais orgânico e físico, que marca a sua actividade dos últimos anos.

DESCOBRIR – Ponha na agenda do próximo Domingo: pelas 16h00, no CCB, uma mostra de cinco incontornáveis documentários produzidos por cineastas catalães e que retratam episódios da História daquela região de Espanha: «As crianças perdidas do franquismo», «Vermelho e Negro», «As Valas do Silêncio», «O Amigo Americano» e o fortíssimo «Doze Horas de Vida, A execução de Puig Antich». A mostra destes documentários produzidos pela TV3-Televisão da Catalunha, está inserida nas Jornadas «Catalunha em Lisboa», uma iniciativa do Secretário da Comunicação do Governo da Catalunha, Ramon Font.

O MELHOR DA SEMANA –O estudo da União Europeia sobre o peso da Cultura na Economia. Aqui a Cultura é entendida em sentido lato e abrange desde a arquitectura ao entretenimento, passando pela publicidade – chamemos-lhe indústrias criativas, que é um termo em voga. Só trogloditas encartados é que olham para o estímulo da criatividade como um problema. Afinal a cultura tem peso na economia – em Portugal vale 1,4 do PIB, é o terceiro contribuinte, logo a seguir aos produtos alimentares e bebidas e aos têxteis.

O PIOR DA SEMANA – A história muito mal contada do rompimento da coligação PSD-PP na Câmara Municipal de Lisboa. Retenho uma frase do comunicado de Maria José Nogueira Pinto: a proposta de Carmona Rodrigues contra a qual votou «não correspondia ao agendado nem ao previamente acordado». Quando se olha para a referida proposta percebe-se que ela é resultante de um arranjinho palaciano – com alguém que não a vereadora do PP.

BACK TO BASICS – «Quando se diz de um governo que ele é eficiente, podem começar a procurar por sinais de ditadura» - Harry Truman

November 17, 2006

O DUELO
Primeira questão: quem venceu a noite de quinta-feira em termos televisivos foi a novela «Doce Fugitiva», da TVI, que arrebatou 37,5% de share e 1,6 milhões de espectadores. Mas no duelo entre entrevistas a políticos, a RTP saíu vencedora - o que quer dizer que entre os espectadores que não se renderam à ficção e preferiram olhar para o país real, a maioria preferiu Santana Lopes a Cavaco Silva. Assim, a RTP fez uma média de 27% de share e 1,35 milhões de espectadores graças ao relato do ex-Primeiro Ministro, enquanto que a SIC só conseguiu 22,5% de share e 950 mil espectadores com o actual Presidente da República. Alguém em Belém deve estar a arrancar cabelos por ter colocado a primeira grande entrevista de Cavaco em rivalidade com Santana.

November 14, 2006

COINCIDÊNCIAS
Segunda feira Pedro Santana Lopes apresentou o seu livro «Percepções e Realidade», no qual dá a sua visão sobre os acontecimentos que levaram à dissolução do seu Governo. No mesmo dia fonte anónima, mas seguramente oficial e bem informada, passou em simultâneo a dois jornais a «dica» das investigações a sociedades integrantes do consórcio para o fornecimento do novo sistema de comunicações das forças de segurança, desencadeado pelo facto de o anterior governo ter feito a sua adjudicação nos últimos dias em que esteve em funções.
Não acredito em coincidências. Acredito em contra-informação. Preocupo-me quando há entidades não escrutinadas que usam conhecimentos confidenciais para manobras políticas.
CUSTO – As recentes eleições norte-americanas bateram todos os recordes de custos em publicidade na actividade política ao atingirem a marca dos dois mil milhões de dólares, um aumento de 17,6% em relação aos ionvestimentos publicitários de políticos nas eleições de 2004. Nas actuais eleições foi mais frequente o recurso à publicidade em televisão, nomeadamente em canais locais e regionais, um número mais elevado de candidatos recorreu a publicidade comercial e em geral as campanhas estiveram no ar durante períodos de tempo mais extensos.

ESPERAR – Tyler Brule, o homem que há dez anos criou a revista «Wallpaper», anunciou que a partir de 2007 lançará uma nova publicação, «Monocle», descrita como uma revista dedicada à cultura e aos negócios, dirigida a líderes de opinião, com especial enfoque em artigos de luxo e reportagens. A revista, que será vendida em todo o mundo a um preço equivalente a 6,5 euros, terá escritórios em Tóquio, Nova York e Zurique e publicará dez edições por ano. O investimento inicial será de sete milhões de euros e as estimativas apontam para uma venda de 150 000 exemplares.

(RE)LER – Os textos publicados na bela revista «Kapa» por Carlos Quevedo, aqui compilados junto de outros escritos dispersos do autor, todos reunidos sob o título «Já Não Me Lembrava», numa edição da Oficina do Livro, com introduções assinadas por Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink e Nuno Miguel Guedes.

OUVIR – Entre Abril e Junho de 1957 John Coltrane e Thelonius Monk fizeram três sessões de gravação num estúdio de Nova Iorque, depois de terem feito uma temporada única de concertos em conjunto, sob a forma de quarteto, no então ainda pouco conhecido Five Spot Café, na mesma cidade. Nesta formação de quarteto o sax tenor de Coltrane e o piano de Monk tinham a companhia da bateria de Shadow Wilson e do baixo de Wilbur Ware. O duplo CD que agrupa a integral das gravações originais em trio, septeto e quarteto), é um documento único do génio destes grandes músicos e do momento mágico do encontro criativo de Monk e Coltrane há quase 50 anos. CD Riverside, distribuição Universal Music.

VISITAR – Até segunda-feira dia 13 pode descobrir na FIL, na «Arte Lisboa- Feira de Arte Contemporânea» as propostas de 65 galerias, 18 das quais estrangeiras. É uma ocasião única para descobrir novos trabalhos e tendências nas artes plásticas. Hoje mesmo, sexta-feira, oportunidade para assistir, às 18h00 a um debate sobre a «Arte de coleccionar Arte» moderado por Filipa Oliveira, uma iniciativa da revista digital www.artecapital.net .

DESCOBRIR – A nova loja Galante, especializada em mobiliário de design, em particular nas peças elaboradas pela fábrica Vitra a partir de clássicos de nomes como Charles & Ray Earnes, Jean Prouve, Isamo Noguchi, Philippe Starck ou Frank Gehry. Rua Rodrigo da Fonseca 21C, Lisboa.

INSUPORTÁVEL – O maniqueísmo de Rui Rio, o seu apetite demagógico contra tudo o que lhe cheire vagamente a actividade cultural, a sua perseguição aos subsídios (porque não propõe a eliminação de subsídios aos partidos políticos, já agora?), a sua imposição de ausência de críticas ao seu juízo pessoal e à sua actuação na Câmara Municipal do Porto. Vergonhoso, seja de que lado for que se analise.

O MELHOR DA SEMANA – O concerto da cantora cabo-verdeana Lura no Teatro Tivoli, agora dotado de um excelente sistema de som. Grandes músicos, grande companhia, grandes interpretações.

BACK TO BASICS – «Um musicólogo é um homem que consegue ler uma pauta de música mas que não a consegue ouvir» - Sir Thomas Beecham

November 06, 2006

SINAL - Nas ruas as pessoas andam mal dispostas, discutem umas com as outras e insultam-se por tudo e por nada. Há encontrões, falta simpatia, stress. Este é um mau sinal dos tempos, um mau sinal de como medidas políticas e governativas interferem com o dia-a-dia das pessoas.


JUSTIÇA – Muito se fala do pacto para a Justiça, mas pouco se faz para melhorar o sistema. Faz sentido tentar a conciliação antes de avançar para tribunal, faz sentido aconselharmo-nos com advogados para prevenir complicações, faz sentido que os cidadãos se habituem a olhar para os advogados de uma forma natural. Por isso mesmo devia fazer sentido que o Estado permitisse que as despesas de cada cidadão com os seus advogados, dentro de parâmetros razoáveis, fossem dedutíveis ao IRS – se o permite às empresas, porque é que as pessoas a título individual não hão-de ter os mesmos direitos?


OUVER – Este é um verbo novo, vem da contracção entre ouvir e ver e nasce no tempo em que a música vem em DVD’s e em que o uTube se tornou incontornável. Exemplo de disco a não deixar fugir é a gravação do concerto dos Pixies realizado no Paradise de Bóston, em finais de 2004, perante uma plateia de 200 convidados entre os fãs da banda. Frank Black e a sua banda percorrem todos os grandes momentos da sua carreira ao longo dos 29 temas interpretados nessa noite. O DVD inclui ainda como bónus um raro registo feito também em Boston, em 1986, no The Bear, com outros 12 temas. Absolutamente fundamental – Pixies Live At The Paradise in Bóston, DVD Eagle Vision


AGENDAR – A cabo-verdeana Lura faz um dos seus raros concertos em Portugal na magnífica sala do Tivoli, infelizmente tão pouco utilizada para música. É no dia 7 de Novembro, a próxima Terça-Feira, pelas 21h30 e a cantora irá mostrar o seu novo disco, 'M'bem di fora'.


SENTIR – Às vezes os artistas fazem pequenas maravilhas que se destinam a consumos íntimos – são quase blocos-notas de ideias, expressão de afectos, peças oferecidas a amigos, que circulam fora dos circuitos normais. Sob a designação «Trabalhos Íntimos», a Galeria Ratton juntou algumas dezenas de pinturas de pequeno formato, grande parte das quais feitas na época em que António Dacosta não expôs e se retirou da vista do público. Daí o nome dado a esta mostra, que inclui algumas das obras da retrospectiva de Dacosta apresentada em Serralves no primeiro semestre deste ano. Até dia 15 de Dezembro, Galeria Ratton, Rua da Academia das Ciências 2C, das 10h00 às 13h30 e das 15h00 às 19h30, de segunda a sexta.


DESCOBRIR- A colecção de pintura do Museu Nacional de Arte Antiga. Visitas guiadas nos dias 8, 15, 22 e 29 de Novembro, pelas 15h00. A série de visitas começa já neste Domingo dia 5, entre as 11h30 e as 15h30, com entrada pelo jardim 9 de Abril.

INSUPORTÁVEL – O autoritarismo e prepotência da secretaria geral de serviço externo da comarca de Lisboa, instalada no Palácio da Justiça, que parte do pressuposto que os cidadãos são culpados de acusações que nem sequer conhecem.

PERGUNTAS VADIAS – O Ministro da Agricultura viverá neste país ou ainda pensa que está em Bruxelas?

BACK TO BASICS – Não há boa liderança sem um bom sentido de humor – Eisenhower

November 02, 2006

MULTIPLICAÇÃO – Pois é, a vida agora faz-se não apenas em três dimensões, mas através de três ecrãs. Segundo um estudo da empresa de consultoria Telephia realizado na Grã-Bretanha, torna-se claro que os espectadores estão cada vez mais a usar três ecrãs diferentes para verem notícias e entretenimento: o da televisão, o do computador e o do telemóvel. O estudo sublinha ainda que as estações de televisão devem desenvolver uma estratégia para estes três tipos de ecrãs com o objectivo de atingirem, manterem e expandirem as suas audiências. O estudo sublinha ainda que a Mobile TV, visível nos telemóveis, está em crescimento em todos os mercados onde já tem uma oferta diversificada.

NOVIDADE – A televisão já não é o que era: nos Estados Unidos o primeiro episódio da nova série de «OC» vai ser estreado pela Fox não nos seus canais de televisão mas no Myspace.com e nos sites das suas estações, uma semana antes da sua estreia tradicional em televisão. Ou seja, a estreia é nos ecrãs dos computadores. Com o segundo episódio da nova série acontecerá o mesmo e ambos os episódios estarão disponíveis para downloads gratuitos durante um período de 15 dias. Ou seja, a net é cada vez mais uma preciosa ferramenta de promoção. «OC» («Na Terra dos Ricos» em Portugal) é uma série dirigida aos adolescentes e jovens adultos, que começam a passar mais tempo frente aos ecrãs de computador que frente aos ecrãs de televisão.

PODER – Mesmo em mercados publicitários maduros e sofisticados, as revistas são um dos sectores que não perdem eficácia em matéria de fazer chegar a mensagem publicitária aos seus destinatários. Segundo Rex Briggs, o responsável da empresa de consultoria em publicidade Marketing Evolution, as revistas são o melhor meio para garantir simultaneamente o reconhecimento das marcas e garantir intenções de compra por parte dos consumidores. O estudo que chegou a esta conclusão analisou 19 campanhas diferentes de vários sectores no mercado norte-americano, para ver como cada meio (TV, Internet e revistas) se comportava. Como se esperava a TV obteve os melhores resultados no reconhecimento das marcas, mas as revistas obtiveram melhor resultado quando se considera em simultâneo o reconhecimento da marca e a intenção de compra. Finalmente as revistas foram claramente superiores quer à TV quer à Internet se for considerada apenas a intenção de compra.

VER – Com a regularidade de um pêndulo, as melhores galerias de arte do Porto abrem também portas em Lisboa. Na semana passada foi a vez da Quadrado Azul, que abriu as suas novas instalações no Largo Stephens (perto do Cais de Sodré). O espaço é muito bom e a exposição inaugural é de escultura, com peças inéditas e marcantes que José Pedro Croft criou expressamente para serem expostas no local. A zona está aliás a ficar bem fornecida de galerias – e nunca é demais recordar que as galerias são uma boa maneira de se descobrir a arte que se vai fazendo – e ainda por cima de entrada totalmente grátis, para plagiar os Gato Fedorento.

DESCOBRIR - A Magnum é uma das mais prestigiadas agências fotográficas do mundo. Para além do seu site normal, criou há pouco tempo o Magnum Inmotion que explora as potencialidades dos novos meios e apresenta fotografias e vídeos de uma forma completamente diferente, com largo recurso a podcasts. Experimentem visitar http://inmotion.magnumphotos.com/

OUVIR – O novo disco de Beck, «The Information», claro candidato a disco do ano. Canções fortes, arranjos e produção exemplares. Vale a pena visitar www.beck.com para perceber – tal como no disco – que a criatividade e a imaginação são a melhor forma de garantir a diferença e a qualidade.

INSUPORTÁVEL – A antipatia dos empregados de balcão da Pastelaria Bénard, no Chiado.

PERGUNTAS VADIAS – Isto é um Governo ou um aumentador de preços?

BACK TO BASICS – O imposto sobre rendimentos caracteriza-se por colocar o homem justo a pagar sempre mais que o homem injusto, perante rendimentos iguais - Platão